Notícias

TRW lança terceira geração de EPS

empresas - 04/10/2012

A TRW faz o lançamento no Brasil da terceira geração de direção eletricamente assistida, o EPS Gen 3 (Electrically Powered Steering Generation 3), do módulo de ABS EBC 460 (Electronic Brake Control), do conjunto de atuação e sensor integrado G2 FS (Booster Girvac2 and Fixed Seal), e do Módulo de Controle Eletrônico para Airbag, durante o 21º Congresso e Exposição Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, que está sendo realizado em São Paulo.

Referência global, a tecnologia integrada da TRW visa oferecer o máximo de segurança a motoristas, passageiros e pedestres, utilizando soluções cada vez mais acessíveis e integradas.

Para esta edição do Congresso e Exposição SAE, a TRW destaca em seu estande novidades em sistemas de direção, de freios, válvulas, cinto de seguranca e airbags. “Pioneira no mercado global na integração entre sistemas de segurança, a TRW está entre as empresas líderes no mundo em todas as suas linhas de produtos, seja em sistemas ativos, que ajudam os motoristas a evitar colisões, seja em sistemas passivos, que ajudam a proteger os ocupantes do veículo quando um acidente acontece”, destaca Wilson Rocha, diretor de Vendas da TRW.

O tema da SAE Brasil 2012 é “A engenharia da mobilidade em mercados competitivos: soluções por meio de inovações tecnológicas”. “A TRW desenvolve novos produtos que possibilitam a aplicação em diferentes plataformas globais”, destaca Rocha. “As inovações tecnológicas, com soluções modulares e flexíveis, ampliam as possibilidades de mercado”, completa.

O conceito “segurança inteligente” da TRW está na essência dos negócios da empresa e significa o desenvolvimento contínuo de tecnologias capazes de analisar, antecipar e responder a situações de risco e a casos de acidente, o que traz, para a indústria automobilística e para os consumidores, sistemas inteligentes e veículos mais seguros. A TRW associa as tecnologias ativa e passiva de segurança aos mais modernos recursos da eletrônica.

O resultado se traduz em sistemas integrados cada vez mais inteligentes, com impacto positivo sobre a segurança. Ao projetar, desenvolver e produzir o mais amplo e completo portfólio de produtos e serviços desse segmento para a indústria automotiva, a companhia ocupa uma posição única no mercado, que permite oferecer a motoristas e passageiros as melhores condições de segurança, conforto e conveniência.

A terceira geração de direção eletricamente assistida (Electrically Powered Steering Systems), EPS Gen 3, é compatível com os exigentes requisitos de segurança de recentes normas estabelecidas mundialmente. Está classificada pelo nível D, o mais elevado de exigências determinadas pela ASIL – The American Society of International Law.

Trata-se de um sistema de direção elétrica integrado a uma unidade de controle e interligado a diversos sensores, que garante uma assistência maior ao motorista. O sistema inteligente contribui ativamente no momento de estacionar e em alta velocidade, quando a assistência não é tão necessária, não fica acionado permanentemente; diferente do sistema hidráulico, que fica sempre ligado.

Em função disso, oferece maior eficiência de combustível e redução de emissões. A direção eletricamente assistida da TRW permite economia de combustível ao redor de 3% a 3,2% em comparação com os sistemas de direção hidráulica. O software inteligente que envolve o sistema pode ser rapidamente programado pelo motorista, de acordo com as condições de velocidade do veículo, por exemplo, ou mesmo segundo as condições do ambiente, como diferentes superfícies de pavimento. A tecnologia pode oferecer uma economia de combustível de 0,3 a 0,4 L/100km, com uma correspondente redução de emissão de dióxido de carbono de aproximadamente 7-8 g/km.

O design inovador do EPS Gen 3 permite a aplicação nas mais variadas plataformas globais. O desenho é flexível, com liberdade radial e axial, para satisfazer uma ampla gama de veículos. Pode ser aplicado em carros grandes ou pequenos. Tamanha flexibilidade permite a redução dos custos de engenharia. A TRW investe continuamente na evolução da direção EPS, tornando-a cada vez mais acessível a mercados emergentes. A estimativa é de que, em 2015, cerca de 80% dos novos veículos no mundo sairão de fábrica equipados com sistemas de direção eletricamente assistida (EPS).

Em 2012, a TRW iniciou a produção de sistemas de direção eletricamente assistida (Electric Power Steering, EPS) na planta de Limeira, no oeste do estado de São Paulo. E é a única fabricante de mecanismo de direção elétrica no Brasil.

Fonte: Seguros.inf.br