Notícias

XV CONEC: especialistas mostraram como usar internet a favor do corretor

evento - 16/10/2012

No último dia do XV Conec (sábado), o painel “Venda de Seguros pela Internet: Ameaças ou Oportunidades?” contou com a participação dos especialistas Claudio Royo (diretor executivo da Economize no Seguro), Francisco Aranda (diretor da Ernst & Young), Simone Martins (diretora regional de Jundiaí do Sincor-SP), Eugênio Velasques (diretor executivo da Bradesco Seguros), Murilo Riedel (vice-presidente da HDI Seguros) e Alexandre Mantovani (da Comissão de Corretores do Futuro do Sincor-SP), mediados por Leilane Strongen (vice-presidente do Sincor-SP).

Pesquisa da Ernst & Young deste ano realizada com segurados europeus indicou mais de 40% deles preferem negociar com corretores on-line, mas apenas 14% fecham uma contratação pela internet e mais de 40% optam pelo contato pessoal ao adquirir um seguro. Os dados foram apresentados por Murilo Riedel, da HDI Seguros, para quem a internet, embora traga oportunidades, ainda tem um limite bem estabelecido. “O mercado tradicional ainda é importante”.

Simone Martins, do Sincor-SP, acrescentou que o Brasil é o quinto país mais conectado do mundo, com 80 milhões de usuários e uma produção de R$ 18,7 bilhões em vendas on-line por ano. “A comercialização de seguros de automóveis pela internet é de 1% de todas as vendas. Daqui a quatro anos, a perspectiva é que chegue a 8%”, disse. Ela também defendeu a utilização da ferramenta multicálculo, que oferece mais eficiência e rapidez nas cotações. “A resposta para uma cotação feita com seis seguradoras pela web demora em média 35 minutos. Com o multicálculo, esse tempo é de três a cinco minutos”, afirmou.

Ela também adiantou que o sindicato está desenvolvendo, junto a empresas especializadas, a ferramenta para oferecer aos corretores. Porém, ressaltou que há preocupação de os corretores passarem a vender apenas “preço”. “Se isso acontecer, o corretor deixará de ser indispensável”, avaliou.

Fonte: escola nacional de seguros