Notícias

Corretor enfrenta guerra de preços para adquirir certificação digital

mercado - 05/03/2013

Tendo em vista que sem certificação digital não se pode emitir notas fiscais para seguradoras, a corretora Clarice Dantas, sócia da Rodrigues & Dantas Corretora de Seguros (São Paulo/SP), conta que optou pelo serviço oferecido pelos Correios, em vez de contratar o produto do Sincor.

“Quando fui orientada por nosso contador a fazer a aquisição da certificação digital, minha primeira opção foi entrar em contato com o Sindicato para verificar de que forma esse serviço seria contratado e, claro, buscar dados sobre formas de pagamento”, conta Clarice. “Falei não apenas com uma atendente, mas com três pessoas diferentes do departamento de certificação, e percebi que tinham pouco conhecimento”.

Segundo a corretora, ao questionar as opções de compra, só ofereceram a certificação de três anos, quando na realidade é possível fazer a aquisição com validade de um ano. Foi então que ela resolveu fazer uma ampla pesquisa no segmento. “Geralmente as empresas que vendem certificados estão com preços a partir de R$ 165,00, porém pelos Correios o valor é de R$ 130,00”, reforça, enfatizando que não se importa em pagar mais caro por determinado produto ou serviço, desde que seja bem orientada.

“No caso do Sincor, embora tenha preços dentro da faixa de mercado, as atendentes sequer sabiam o valor do certificado com validade de um ano. Tive e impressão de que o atendimento tem de ser muito rápido, ou seja, pobre de informação. Senti a diferença quando entrei em contato com a equipe dos Correios, que foram muito gentis e sanaram por telefone todas as dúvidas que eu tinha sobre o assunto”, prossegue.

Clarice ressalta que o acesso à informação é de grande importância, pois nem todos os corretores que estão se tornando pessoa jurídica tem condições de arcar com o custo da certificação digital por três anos. “A única diferença dos certificados é a forma de armazenamento, pois o serviço com validade de um ano fica instalado em uma máquina da empresa e somente pessoas de confiança podem utilizar”, reforça.

Além disso, é mito a alegação de que esse tipo de certificado pode ser perdido por problemas de hardware ou software. “Para a resolução desse problema basta efetuar um backup em local seguro”.

A opção do Sincor, que também habilita o corretor a vender certificados digitais, pode ter vantagens comerciais, mas também onera a operação. “Não é uma coisa muito simples, principalmente para quem deseja comercializar esse produto, considerando que demanda uma infraestrutura específica, com sala especial destinada ao trabalho, com apenas uma porta de entrada e saída, e no mínimo duas máquinas novas e impressora. Fica aqui apenas uma dica: para corretores de pequeno e médio portes ou para quem está começando, a certificação digital de um ano tem preço mais adequado e supre todas as necessidades”.

Fonte: seguronamedida.wordpress.com