Notícias
BinarioMobile aumenta qualidade e agilidade em vistorias
solução - 15/04/2013
Especializada em seguros em diferentes setores, a corretora Vila Velha encontrou na solução BinarioDataCapture, da BinarioMobile, uma maneira de economizar tempo e aumentar a qualidade das vistorias prediais, gerando laudos ainda mais precisos sobre os locais analisados.
Cada vistoria é atrelada a um formulário que dever ser preenchido por um técnico capacitado para avaliarestrutura, áreas comuns, guaritas e outros pontos do edifício. São mais de 600 perguntas para definir as condições de segurança, além de fotos de pontos críticos.Sem a ferramenta BinarioDataCapture, o processo era feito em extensos blocos de papel e com uma câmera para tirar as fotos. Com isso, muitas vezes, os formulários precisavam ser refeitos, devido a erros ou rasuras, perguntas deixavam de ser respondidas e as informações eram entregues na empresa a cada 15 dias. A partir daí, uma equipe de digitadores repassava os dados para o sistema. No total, um laudo demorava cerca de 30 dias para ficar pronto, de acordo com William Alzani, diretor de Saúde Ocupacional da Vila Velha.
Com a implementação da solução em um smartphone ou tablet, o processo cai para sete dias, uma vez que os dados e as fotos podem ser enviados em tempo real ao sistema da empresa e, caso seja necessário, um engenheiro pode interagir com o técnico na hora. “Nosso maior ganho é na qualidade da vistoria. Como o novo sistema não permite o fechamento de um formulário incompleto, não haverá mais furos nas informações”, explica Alzani. Além disso, a Vila Velha garante economia com custos de gráfica e papel, e pode realocar os funcionários responsáveis pela digitação para outras funções.
Em um trabalho em conjunto entre as equipes da Vila Velha e da BinarioMobile, que durou cerca de seis meses, o aplicativo BinarioDataCapture ganhou novas características, atendendo às necessidades da corretora, como adaptação para formulários mais longos e mudanças no layout, sugeridas pelos usuários. “A principal customização foi a integração ao sistema do cliente, que permitiu a transferência automática das informações”, afirma Elizabeth Mello, gerente de Negócios da BinarioMobile.A implementação do BinarioDataCapture ainda permite o mapeamento das área atendida por GPS e mapas, exportação dos relatórios em formato Excel, integração ao sistema da empresa, captura de imagens, número ilimitado de usuários, treinamento para as equipes e suporte de um ano para até 20 usuários.
Após a fase de testes, a Vila Velha está decidindo quais serão os dispositivos móveis utilizados para a implementação da solução, processo que deve ser finalizado até o final de março. Segundo Alzani, a empresa elabora, em média, entre 600 e 800 laudos por mês. Com a implementação do BinarioDataCapture, esse número pode crescer 20% se a vistoria levar o mesmo tempo atual, e aumentar ainda mais uma vez que os usuários estiverem familiarizados com a ferramenta.
Fonte: seguros.inf.br

