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Nível de confiança do consumidor nas seguradoras é baixo, aponta IBM
pesquisa - 17/03/2011
Responsável pelo segmento de seguros da IBM no país, Roberto Ciccone, ao citar estudo global da empresa divulgado ontem, revela que “apenas 51% dos usuários de seguros do Brasil acreditam nas seguradoras”. Este percentual, contudo, aumenta muito, segundo ele, quando adicionado a figura do corretor, embora não cite o número.
O estudo conclui que um dos principais desafios para as seguradoras nos próximos anos será se aproximar dos clientes. Para isso, será necessário ir além da estratégia convencional de canal e desenvolver um mix integrado de interação (redes sociais, corretores, agências, internet) de forma personalizada ao perfil de cada cliente. E quanto mais pontos de interação, maior será a chance de novos negócios.
“As organizações mais bem sucedidas serão as que apostarem em um processo de colaboração e cocriação de produtos e serviços com seus clientes, para melhor entender, prever e atender suas reais necessidades”, conta Roberto Ciccone. Ele diz ainda que, para operar em um mundo cada vez mais complexo e interconectado, será necessário pensar ‘fora da caixa’, em estratégias que aumentem a confiança do cliente na sua seguradora, que ainda é baixa.
O estudo da IBM, denominado ‘Powerful interaction points – saying goodbye to the channel’, ouviu mais de 21 mil consumidores de 20 países, sendo 1.600 no Brasil, sobre seu relacionamento com as seguradoras. A principal conclusão apontada pelo estudo é que a confiança no setor continua baixa e o nível de lealdade dos clientes está diminuindo, tornando cada vez mais difícil para as empresas mantê-los em sua base.
29% dos entrevistados possuem três ou mais provedores de seguros para diferentes linhas de produto e 25% dos clientes que se consideravam fiéis a uma marca específica mudaram de seguradora nos últimos dois anos. Além disso, a pesquisa apontou uma grande mudança no perfil do consumidor, que passou a utilizar diferentes formas de interação com a seguradora.
Fonte: Seguros dia-a-dia