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Grande Rio potencializa o setor
Negócios - 18/03/2011
Com o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que engloba as cidades do chamado Grande Rio (Niterói, São Gonçalo e Itaboraí), 56,4% das empresas que se instalaram ou que pretendem se instalar naquela região vão colaborar para o crescimento do mercado de seguros, especialmente no segmento saúde. O diretor-executivo da Gestner Gestão e Consultoria, Maverick de Mello, diz que são empresas mais maduras, que veem a necessidade de oferecer seguros, planos de saúde e de previdência aos seus funcionários.
De acordo com levantamento feito pela consultoria na região do Grande Rio, mais da metade dessas companhias oferecem aos seus funcionários o benefício do plano de saúde. "Dessas, 84,2% estendem a vantagem também aos familiares do funcionário e 26% pagam os custos sem repassálos a eles. Ainda sobre as que ofertam o beneficio, 94% alegam satisfação com o serviço prestado", completa o diretor executivo da Gestner, Maverick Ramos de Mello.
Os números levantados pela Gestner são um forte indicativo do potencial do Grande Rio para o setor de seguros. Os pesquisadores investigaram com os empresários entrevistados se teriam interesse em oferecer benefícios. Entre aqueles que responderam que têm interesse, 41% disseram que só depende da proposta ser boa. Ou seja, leva-se em conta o preço final. E 27% declararam não ter um motivo especifico para despertar tal interesse. Preço (54,8%) e rede credenciada (14%), portanto, são os fatores mais importantes neste oferecimento.
TENDÊNCIA. "A região está crescendo e foi muito tempo massacrada porque a carga de impostos é muito pesada. As empresas que vão aparecer por ali são mais maduras e enxergam a necessidade de ofertar seguros, planos de saúde e previdência aos seus funcionários. As companhias que já estão naquela área, em geral, são familiares e trabalhar qualquer coisa nova é difícil. Mas a tendência na região é de mudança, principalmente das que investirem por lá", avalia Maverick.
Prova disso é que com a chegada do Comperj, segundo o levantamento, 69,3% das entrevistadas consideram que um pacote de benefícios diferenciado será fator de retenção de talentos. Entre as empresas locais, que ainda não oferecem plano de saúde, 78% consideram certa esta afirmação. "O problema é de cultura local. A mentalidade da empresa familiar ainda impera. Portanto, acredito que um trabalho de marketing sobre a importância desses benefícios pode mudar o local. Há funcionários completamente desamparados", diz o executivo.
Na conclusão da pesquisa, com relação às empresas de planos de saúde, a Unimed é escolhida por 49,5% (com 96% de satisfação) das empresas entrevistadas, seguida de Amil/Dix, com 22,8% (82,6% de satisfação) das escolhas. Tratando-se apenas da Unimed, o índice de fidelidade das contratantes é de 96% (a media geral é 80%), ou seja, não trocariam de plano tão facilmente.
Fonte: Jornal do Commercio