Notícias

Detecção de fraudes da Delphos pode ajudar a economizar bilhões em indenizações

SERVIÇO - 13/10/2016

No ano passado, aproximadamente R$ 4,5 bilhões pagos pelas seguradoras em indenizações foram considerados suspeitos. Desse total, R$ 600 milhões foram comprovadamente motivadas por sinistros fraudulentos. De acordo com os gerentes da Delphos Sérgio Delecrode e José Agnaldo Borges de Sousa, os valores, levantados pelo Sistema de Quantificação da Fraude da CNseg (SQF), poderão ser extremamente reduzidos com o novo sistema desenvolvido pela empresa, tradicional prestadora de serviços ao mercado de seguros.

A PDPF - Plataforma Delphos de Prevenção a Fraudes, foi criada com o objetivo de realizar análises preditivas e detectar a possibilidade e/ou indícios de fraudes em seguros, com foco nas áreas de subscrição e sinistros.

“Com​o mostra o último relatório do SQF, o valor das fraudes que puderam ser comprovadas em 2015 representa quase 14% dos sinistros suspeitos. É uma perda considerável para as seguradoras, e ferramentas específicas e modernas são necessárias para mitigá-la”, explicam os executivos. A pesquisa indica ainda que as carteiras de Transporte, Pessoas e Automóvel são as mais suscetíveis às tentativas de golpe.

Por meio da análise de dados históricos, a PDPF reúne estratégias para indicação de comportamentos e anomalias que contenham combinações de variáveis “fora da curva”. Também contempla modelos preditivos para identificar padrões complexos de fraudes, somados ao exame de informações extraídas de redes sociais e semânticas em informações não estruturadas. “O produto é mais uma iniciativa inovadora da Delphos que promete agregar valor às seguradoras”, finalizam os gerentes.

A Plataforma Delphos de Prevenção a Fraudes foi inicialmente apresentada no encontro estratégico anual dos gestores da empresa - a CONDEL, em 2015 - e imediatamente encampada pela Alta governança. Após o desenvolvimento do protótipo, começou a ser apresentado para o mercado segurador sob a forma de “produto conceito” para avaliação da sua aderência. Em fase de testes, a ferramenta será integrada em breve aos produtos de Business Process Outsourcing (BPO) já oferecidos pela empresa. Nesta primeira etapa, o projeto está focado somente na área de sinistros.

A Delphos foi a primeira empresa de serviços criada para atender especificamente ao mercado segurador brasileiro. A companhia está capacitada para prestar serviços em qualquer atividade relacionada aos diversos ramos de seguros, desde a análise preliminar dos riscos até a regulação do sinistro, com destaque para a tecnologia da informação.

Fonte: vtn comunicação