Notícias

Turbulência no Egito impacta no programa de seguros das empresas

Internacional - 02/02/2011

As empresas estão reavaliando a adequação de suas coberturas de seguros e mecanismos de gestão de riscos devido à instabilidade política no Cairo e em outras cidades do Egito, de acordo com a Marsh. Empresas que investem, fabricam e comercializam em mercados emergentes estão cada vez mais percebendo que enfrentam um cenário mais complexo de riscos. Como demonstrado por estes eventos, os casos de violência política podem ocorrer sem aviso prévio em países anteriormente considerados relativamente estáveis.



"Já notamos empresas afetadas pelos atos de violência política no Egito em vários setores, incluindo os de petróleo e gás natural, hospitalidade, imóveis, bem como empresas de serviços profissionais e instituições financeiras. As companhias afetadas já devem reunir o máximo de informação possível para se prepararem para o processo de sinistros”, diz Evan Freely, responsável global pela prática de risco político e seguro de crédito da Marsh.



"Estes incidentes no Egito devem fazer com que cada empresa com operações em mercados emergentes reavalie a adequação das suas estratégias de gestão de riscos. Elas devem ter planos prontos para proteger seus colaboradores e ativos estratégicos", complementa.



Empresas com operações em países afetados por turbulências políticas enfrentam perdas advindas de riscos como interrupção de negócios, roubo e danos à propriedade, ameaças nos contratos de compra e fornecimento, pagamentos atrasados – que prejudicam potencialmente o fluxo de caixa - e a necessidade de evacuar os seus empregados.



“Alguns compradores do seguro contra terrorismo ficaram sem cobertura depois de distúrbios civis, como na Tailândia no ano passado, devido a discordâncias sobre alguns eventos serem considerados atos de terrorismo ou de violência política”, diz Freely. "As empresas precisam se certificar de que tenham cobertura de seguros para uma ampla variedade de perigos, reduzindo a incerteza que pode ser causada sobre a classificação de um evento".

Fonte: Marsh