Notícias

Mercado presta homenagem a João Leopoldo

Evento - 25/04/2011

Amigos e profissionais do mercado de seguros se reuniram ontem à noite (19 de abril) no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, para homenagear João Leopoldo Bracco de Lima, não apenas pela sua trajetória bem sucedida e devidamente reconhecida à frente da regional São Paulo da Escola Nacional de Seguros, como também pela sua contribuição a todo o mercado securitário. Em seu discurso, ele já adiantou que a aposentadoria não faz parte dos seus planos. “Eu pretendo fazer algo. Se sentar bate com as dez. Só vou tirar umas feriazinhas”, brincou.

A saída de João Leopoldo faz parte de um plano de reestruturação operacional da Funenseg, com a extinção do cargo de diretoria por ele ocupado até então. De acordo com Robert Bittar, presidente da Funenseg, a unidade paulista era a única que tinha uma diretoria. “As demais estão vinculadas diretamente às suas diretorias de ensino e à diretoria de desenvolvimento e pesquisa. Essa mudança nada mais é do que uma adequação ao modelo organizacional da nossa estrutura de ensino”, explicou.

Confira os depoimentos de quem esteve presente na noite em homenagem a João Leopoldo Bracco de Lima:

- Robert Bittar, presidente da Funenseg: “Todo o desenvolvimento da Escola Nacional de Seguros em São Paulo é muito expressivo e muito se deve ao trabalho do João Leopoldo. Ele promoveu um desenvolvimento fantástico, um reposicionamento da Escola perante o mercado de seguros em São Paulo, com uma intensidade de ações que interiorizaram as atividades da Escola, possibilitando a inúmeros profissionais do mercado obter qualificação, ou a sua habilitação como corretor de seguros nas proximidades da sua base”.

- Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco de Seguros e Previdência: “O João Leopoldo é uma referência para todos nós. É um professor pela sua experiência, com uma maneira sempre clara e competente de transmitir ideias e de trabalhar em prol do mercado segurador, sempre comprometido com treinamento e desenvolvimento de pessoas. E, na Funenseg, ele pôde exercitar exatamente isso o que ele fez a vida inteira, por onde passou. Nós da Bradesco, em especial, sempre tivemos uma parceria muito próxima à Funenseg e ele sempre nos ajudou muito”.

- Osmar Bertacini, presidente do Clube Vida em Grupo de São Paulo: “Esta é uma homenagem que a Funenseg está fazendo para ele, merecidamente, pelo tempo que se dedicou à escola com um trabalho da melhor qualidade. A saída dele não tem a ver com problemas, mas sim com uma estratégia que eu, particularmente, não concordo. O Estado de São Paulo representa 50% do mercado segurador brasileiro e eu não entendo porque a Escola não possa ter um diretor, da mesma forma que acredito que a Susep e o IRB-Brasil Re deveriam estar mais atuantes em São Paulo, Estado que é a locomotiva do mercado brasileiro”.

- Luis López Vázquez, presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros: “A principal contribuição do João Leopoldo para o mercado de seguros é, principalmente, a dedicação e a seriedade, tanto em seguros de pessoas como em patrimoniais. Ele foi imprescindível para a APTS, como advogado na assinatura da ata de sua constituição, e nunca se negou a trabalhar para o aperfeiçoamento do mercado. Como exemplo, posso citar o DAP, Departamento de Aperfeiçoamento Profissional, na Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro e no Centro de Estudo e Divulgação do Seguro, semelhante ao DAP”.

Fonte: Revista Cobertura