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Gestão comportamental nas seguradoras

Artigo assinado pelo consultor Maverick Mello - 29/03/2021


O setor segurador sempre foi protagonista na adoção de modernidades e, principalmente, com o advindo da quarentena e a necessidade do trabalho home-office, novos investimentos têm sido pauta das companhias, sobretudo, a adoção de tecnologias de controle operacional.

Entretanto, não podemos esquecer que as pessoas são o mais importante e decisivo elemento em uma organização porque toda e qualquer causa de sucesso ou insucesso está relacionada a elas. Por isso, investimento no capital humano não é uma opção, mas, uma diretriz vital. O seu sucesso depende cada vez mais da gestão e liderança das pessoas. E, para isso, essas devem ser compreendidas e motivadas.

Estar à frente de uma empresa e manter suas equipes saudáveis e engajadas no contexto econômico atual, de grande instabilidade e incertezas, é um enorme desafio. A área comercial, por exemplo, pela sua responsabilidade na gestão e desenvolvimento de todo o relacionamento com o mercado, possui um papel determinante.

Ora, sendo as pessoas o bem mais precioso de uma organização, responsáveis pelas análises e operações internas, bem como, com o fomento do bom relacionamento com o mercado, a performance dos colaboradores de uma organização passa a ser um fator crítico no sucesso. A alta performance não advém apenas de tecnologia avançada, bases financeiras sólidas e posições relevantes no mercado, pois estas são sustentadas fundamentalmente por colaboradores motivados, com perfis adequados ao desempenho das suas funções e com elevada produtividade.

Com o novo cenário mundial, as relações profissionais foram impelidas à novas análises comportamentais buscando ações mais assertivas para potencialização e motivação dos colaboradores. Sendo assim, torna-se fundamental conhecer melhor as características e tendências comportamentais dos colaboradores. Afinal, o que motiva um colaborador que esteja em sua residência? Considerando a ampla e vertiginosa mudança do ambiente de trabalho, das limitações de recursos e das imposições sociais devido à quarentena, quais são, hoje, os principais estímulos para o colaborador continuar empenhando seus melhores esforços à companhia?

Nesse momento, uma gestão com viés comportamental se apresenta como uma das melhores metodologias para o aprimoramento do desempenho corporativo. O método consiste em conhecer os indivíduos, baseando-se nas informações de seus perfis natos e tendências comportamentais. Tais conhecimentos, permitem que a empresa possa investir no aprimoramento de cada pessoa de forma mais assertiva e obter melhores resultados conforme as expectativas da gestão.

Ao conhecer o perfil de seus colaboradores, a empresa pode adotar melhores estímulos contínuos potencializando a motivação das equipes e, consequentemente, obter os melhores resultados corporativos.

Certamente o que motiva uma pessoa analítica, introvertida não é o mesmo que impulsionaria alguém com perfil esfuziante, extrovertida. As ações motivacionais de uma área de compliance podem ser diferentes da área de atendimento ou comercial, por exemplo.

Outro ponto considerável é a retenção de talentos, afinal, colaboradores que sejam acertadamente estimulados estarão satisfeitos e motivados à função exercida e isso promove o aumento da produtividade.

APLICANDO A GESTÃO COMPORTAMENTAL

A partir de um panorama completo do colaborador com informações que evidenciam suas características mais fortes e sua interação e aptidão para determinada função ou cargo é possível identificar como esta pessoa pode dar sua melhor contribuição para o desenvolvimento da empresa.

Quando este panorama é desenvolvido para a ótica de uma equipe, há possibilidade de mensurar se estão dando todo o potencial na realização das atividades ou não. Esta é uma ferramenta bastante importante nas mãos de um gestor que esteja comprometido com o desenvolvimento da empresa.

A Gestner é uma empresa com mais de 10 anos de atuação no mercado corporativo e que utiliza ferramentas e metodologias reconhecidas no mercado para a alavancagem das empresas, realizando desde a análise do perfil funcional e operacional até o desenvolvimento do planejamento estratégico corporativo. Converse com um de nossos especialistas e descubra como podemos ajudar sua empresa a superar esse e outros desafios.


Sobre Maverick Mello

Maverick Mello é formado em Administração de Empresas com MBA também em Administração com ênfase em Gestão pela FGV e especialização em perfil comportamental. Possui mais de 10 mil horas como palestrante, atua como mentor no desenvolvimento de negócios, elaboração de planejamento estratégico e pesquisa e análise de mercado.



Fonte: Maverick Mello