Notícias
Liderança 4.0 preconizou novo cenário
artigo - Maverick Mello - 13/05/2021
A quarta geração industrial, denominada Industria 4.0, preconizou um novo cenário mundial com o uso de novas tecnologias, revolucionando a forma de relacionamento entre o mercado fornecedor e consumidor. Esta tendência repercute em todos os segmentos exigindo cada vez mais a reflexão na forma das organizações se relacionarem com o mercado.
A liderança 4.0 é a reposta a esta evolução, uma vez que somente o avanço tecnológico não se mostrou suficiente. É necessário o aprimoramento do colaborador como profissional e como ser humano. Esse novo conceito traz uma nova luz sob o prisma da inovação e da humanização. Investir em tecnologia pressupõe ganhos na otimização dos processos, fluidez na comunicação, controle da qualidade entre outras vantagens. Entretanto, muito pouco adiantará se as equipes não estiverem preparadas, capacitadas e engajadas. Este conceito pode ser a chave que determinará uma nova cultura organizacional que proporcionará às empresas maior competitividade ou, até mesmo, a sua sobrevivência.
Mas, o que é liderança 4.0?
A liderança 4.0 foi criada com base na evolução digital aliada ao aprimoramento e estímulo certo ao colaborador. Sua proposta é de qualificar e conduzir estes em um ritmo que permita extrair o melhor resultado das equipes. Ao mesmo tempo que obtêm maior engajamento funcional, os líderes 4.0, estimulam o relacionamento e a satisfação com o ambiente corporativo, resultando na obtenção dos melhores resultados operacionais e estratégicos.
A humanização é a chave desse novo estilo de liderança, pois visa o aperfeiçoamento das aptidões de cada colaborador. O autoconhecimento, a capacidade de relações interpessoais, o desenvolvimento profissional e pessoal, bem como, a visão diferenciada são os alicerces para a formação do líder 4.0.
Identificar, extrair e estimular as melhores habilidades de seus colaboradores é o novo desafio das empresas, sobretudo, num momento pandêmico, onde a atuação destes profissionais sugere controles diferenciados outrora utilizados.
Segundo Klaus Schwab, em seu livro “A Quarta Revolução Industrial", "Os bons líderes compreendem e dominam a inteligência contextual". Isso significa que os novos líderes devem entender todo o contexto do ambiente, interno e externo, e utilizar esse conhecimento para conduzir as equipes de forma mais assertiva.
Características essenciais de um líder 4.0
Para uma liderança 4.0 o foco principal é o desenvolvimento dos colaboradores alinhados às metas estratégicas da corporação. Cada cargo de liderança deverá ser ocupado por um profissional com um perfil mais adequado ao desempenho de suas funções. E, para o exercício desta liderança, o profissional deverá apresentar características, como:
Empatia
Flexibilidade
Capacidade cognitiva
Resiliência
Sensibilidade interpessoal
Facilidade com mudanças culturais
4 passos fundamentais para implementar uma liderança 4.0
1. Autoconhecimento
O primeiro passo é o líder conhecer seu próprio perfil, avaliar sua inteligência emocional e, sobretudo, identificar quais os pontos que podem e devem ser melhorados para assumir a liderança de uma equipe de alta performance.
2. Conhecer sua equipe para desenvolvê-la
É preciso ter conhecimento do capital humano sob sua liderança. Identificar quais perfis necessitam de maiores estímulos ou de aprimoramento comportamental. Cada colaborador poderá apresentar características muito distintas para cada atividade ou função. E isso pode ser devidamente ajustado com treinamentos, palestras, cursos, etc.
3. Estimular o relacionamento com o meio
Em uma corporação, as atividades são interdependentes e exigem das áreas sinergias com o ambiente onde a organização está inserida. Dessa forma, o líder deve fazer prevalecer uma atmosfera harmônica e colaborativa. Cabe, ainda, a observância de quais estímulos internos e externos incidem sobre seus colaboradores para que, eventualmente, possa harmonizar suas influências e, dessa forma, obter maior qualidade funcional.
4. Feedbacks claros
É relevante que cada colaborador compreenda exatamente o que se espera dele e o quanto tem a ganhar engajando-se em suas atividades. Cabe ao líder apontar o que deve ser aperfeiçoado, o que está sendo feito para proporcionar o seu crescimento e os resultados que se espera dele.
A liderança 4.0 apresenta um novo paradigma onde o aprimoramento, engajamento e retenção do seu capital humano torna-se o foco da empresa para, consequentemente, obter os resultados corporativos alinhados com a missão e visão da organização. Profissionais estimulados da forma correta, na proporção certa e no momento exato produzem os melhores resultados que uma empresa pode esperar. O profissional passa a enxergar a empresa não somente como uma fonte de remuneração financeira, mas, também, como uma entidade que aposta no seu crescimento profissional e pessoal.
Caso queira saber mais, entre em contato comigo:
Maverick@gestner.com.br
Cel corporativo/ Whatsapp: (21) 99699-3434
Maverick Mello é formado em Administração de Empresas com MBA também em Administração com ênfase em Gestão pela FGV e especialização em perfil comportamental. Possui mais de 10 mil horas como palestrante, atua como mentor no desenvolvimento de negócios, elaboração de planejamento estratégico e pesquisa e análise de mercado.
Fonte: Seguros.inf.br

