Notícias

Assim Saúde realiza a live “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”

evento - 14/12/2021

Para ampliar a conscientização da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de pele, assim como orientar sobre os fatores de proteção individual contra as radiações solares, o Grupo Assim Saúde irá promover a live “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”.

O evento, que acontece no dia 15 de dezembro, às 16 horas, faz parte das ações da operadora em adesão à campanha nacional Dezembro Laranja, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em parceria com instituições públicas e privadas do país. O bate-papo com o médico dermatologista da operadora e titular da SBD, João Pedro Almeida, será aberto ao público e transmitido em tempo real nas plataformas digitais da operadora. Acesse: https://youtube.com/watch?v=TpZdK8kcNzA

O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença mais frequente no Brasil e ocorre, principalmente, em regiões mais expostas ao sol, como rosto, orelhas e pescoço. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), quase 180 mil novos casos são registrados a cada ano, correspondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos com registro no país. Para combater os altos índices da doença, a recomendação da SBD é que além da adoção de medidas protetivas, todos fiquem atentos aos primeiros sinais e sintomas, uma vez que ao ser diagnosticado no início, o câncer de pele não melanoma apresenta 90% de cura.

A Sociedade também chama a atenção para a detecção precoce da forma mais agressiva da doença - o tipo melanoma, que embora represente somente 3% das neoplasias malignas da pele, tem grande poder de metástase, ou seja, de disseminar o câncer para outros órgãos.

“A exposição aos raios ultravioletas de forma exagerada ou repetida ao longo da vida e os episódios de queimadura solar são os principais fatores de risco do câncer de pele. Trata-se de um problema de saúde que pode afetar qualquer pessoa, principalmente as que têm pele, cabelos e olhos claros; aquelas com histórico familiar da doença; os portadores de múltiplas pintas pelo corpo; e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados. Precisamos ampliar a conscientização da população para que as medidas de proteção ao sol se tornem um hábito para toda a vida, começando na infância”, explica a gerente do Programa de Medicina Preventiva (Special Life) do Grupo Assim Saúde, a médica Eliane Guimarães.

A incidência do câncer de pele é maior entre pessoas com mais de 40 anos, porém, devido à exposição sem proteção aos raios solares, a detecção de tumores cutâneos na população mais jovem vem aumentando, segundo o Inca. Por isso, a gerente médica alerta que os cuidados com a pele devem ser tomados por pessoas de todas as idades e que a visita ao dermatologista precisa ocorrer assim que seja notado qualquer transformação na pele ou, de forma preventiva, pelo menos uma vez ao ano para obter uma avaliação clínica de rotina.

“Trata-se do tipo de câncer mais comum no Brasil e precisamos adotar alguns cuidados para evitá-lo, como usar o filtro solar nas áreas expostas ao sol diariamente, reforçar a proteção com chapéus, óculos escuros e camisetas UV, além de permanecer na sombra e se manter hidratado. É importante também evitar a exposição ao sol das 10h às 16h, pois nesse período são emitidos diversos tipos de radiação, como os raios UVB, que podem causar muitos danos à pele. O autocuidado é fundamental para prevenir esse tipo de câncer e demais doenças da pele”, reforça Eliane.

Serviço:

Live: Adicione mais fator de proteção ao seu verão

Dia: 15 de dezembro de 2021

Horário: 16 horas

Local: Transmissão nas plataformas digitais do Grupo Assim Saúde (https://youtube.com/watch?v=TpZdK8kcNzA)

Fonte: ass. de imprensa - Assim