Notícias
A importância do cuidado em saúde na vida da mulher
saúde - 18/04/2022
Em artigo, a psicóloga e terapeuta Dayane Oliveira afirma que pensar na saúde da mulher é ir além dos cuidados básicos com higiene, consultas ao médico e exames de rotina. "É preciso pensar também em como o estilo de vida influencia no funcionamento do corpo. É repensar o tempo e o cuidado que se dá à maquina de funcionamento, seja com cuidados estéticos, prática de exercícios, uma boa alimentação e uma noite de sono tranquila", diz a especialista.
Veja o texto do artigo, abaixo, na íntegra:
O cuidado em saúde da mulher sempre foi uma preocupação na área da saúde pública e, por isso, foram inseridos cuidados específicos nas décadas iniciais do século XX.
O que antes era visto somente pela visão da gestação, ganhou espaço para o combate à desnutrição e o planejamento familiar e, posteriormente, à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero.
No entanto, o cuidado com a saúde da mulher não para por aí. Existem diversas vertentes que são necessárias ao se pensar em bem estar físico, fisiológico e mental da mulher.
Por isso, conhecer o próprio corpo e reconhecer as reações dele sempre farão a diferença no cuidado. Isso porque a relação mente x corpo está diretamente ligada podendo ocasionar situações onde o corpo reage de maneira psicossomática e tal fato só é possível ser percebido se o indivíduo reconhecer os sinais e sintomas que o corpo dá.
E isso é completamente natural quando se pensa em uma enxaqueca por causa de estresse, uma indisposição e mal estar após um grande tempo sem lazer ou descanso, por exemplo.
Reconhecer que o corpo humano é uma grande máquina repleta de engrenagens que precisam estar em pleno funcionamento e manutenção é fundamental para o cuidado rotineiro e bem estar. Tudo o que ocorre no corpo tem um motivo, mesmo que não seja, necessariamente, de ordem fisiológica, pois pode gerar problemas graves para o indivíduo que precisarão ser acompanhadas por profissionais especializados. Por conta disso, pensar na saúde da mulher é ir além dos cuidados básicos com higiene, consultas ao médico e exames de rotina.
É pensar em como o seu estilo de vida influencia no funcionamento do corpo. É repensar o tempo e o cuidado que se dá à maquina de funcionamento, seja com cuidados estéticos, prática de exercícios, uma boa alimentação e uma noite de sono tranquila.
Tudo isso é necessário e importante, tanto quanto o cuidado em saúde mental. Afinal, o corpo reage aos estímulos da mente.
A maneira que o indivíduo enxerga a si mesmo, a sociedade, as suas atribuições, seus papéis e funções sociais, interfere diretamente no organismo. Logo, tirar um tempo para o cuidado em saúde mental se torna essencial quando se busca o bem estar.
Fonte: seguros.inf.br