Notícias
Haddad se compromete a votar por aumento de seguro rural
produto - 19/10/2023
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (18) que votará favoravelmente na Junta de Execução Orçamentária (JEO) à destinação de mais R$ 500 milhões para o seguro rural. A demanda pelos recursos foi transmitida a Haddad pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Com isso, o montante destinado ao seguro rural alcançaria R$ 1,5 bilhão. “Na JEO me comprometi, se a demanda chegar, a votar favoravelmente”, disse ao chegar na sede da pasta, em Brasília.
A JEO é o órgão que se reúne periodicamente para decidir a respeito do remanejamento de recursos do governo federal ao longo do ano. Além de Haddad, fazem parte da junta os ministros da Casa Civil, Rui Costa, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Haddad destacou, no entanto, que, antes de chegar na JEO, a demanda precisa passar replicas relojes pela Secretaria de Orçamento Federal do Ministério Orçamento e Planejamento.
O ministro da Fazenda também defendeu a votação da nova lei de seguros, já que é crescente a probabilidade de eventos climáticos mais intensos se concretizarem nos próximos anos. “Precisamos garantir que quem paga uma apólice tenha a sua indenização respeitada”, disse. De acordo com Haddad, o relator, senador Jader Barbalho (MDB-PA), deve concluir o seu parecer nesta semana.
A ideia do ministro é na sequência conversar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para pautar a votação, que posteriormente voltará para a Câmara dos Deputados.
Haddad ainda terá reunião na manhã de hoje com integrantes Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) para discutir, entre outras coisas, os problemas recentes na produção de leite no Brasil. “A gente está com uma crisezinha na produção do leite”, disse o ministro. “Tomamos medidas nesta semana para atenuar os problemas, ma queremos saber se elas foram suficientes.
Fonte: Valor Econômico