Notícias

Deputado propõe CPI da Saúde Privada

política - 10/05/2011

O deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), que também propôs a audiência de hoje, diz que o setor de planos de Saúde é uma “caixa preta” e precisa ser investigado. Ele está recolhendo assinaturas para propor uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o tema. “Queremos saber sobre a movimentação financeira; por que as operadoras vendem planos e não cumprem os contratos; por que não há investimento”, questionou.

O deputado disse também que os planos contratam apenas cooperativas de médicos que tiram a autonomia dos profissionais para negociar diretamente preços de consultas e reajuste nos contratos. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Roberto Santiago (PV-SP), lembrou que recentemente uma das grandes operadoras deixou 143 mil pessoas sem atendimento e que os próprios médicos reclamam dos valores repassados por essas empresas.

Segundo a Associação Médica Brasileira (AMB), os médicos atendem, em média, oito planos ou Seguros de Saúde. A maioria paga apenas entre R$ 25 e R$ 40 por consulta. “Esses valores mudam de região para região e simbolizam a indiferença dos planos com os profissionais que respondem pela Saúde da população”, afirmou o deputado Eleuses Paiva (DEM-SP).


Fonte: Jornal de Brasília