Notícias
Livro de ex-gerente de Imprensa da ENS é premiado
evento - 22/11/2024
O livro Cobaias da Radiação – a história não contada da marcha nuclear brasileira e de quem ela deixou para trás - de autoria da jornalista e ex-gerente de Imprensa da Escola de Negócios e Seguros (ENS), Tania Malheiros, acaba de ser premiado pela União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), na categoria “ensaio, investigação documentário jornalístico”, 2023-2024.
Prefaciado por Cristina Serra e André Trigueiro, o livro revela com fotos e documentos inéditos a história da primeira instalação industrial nuclear brasileira, a Orquima, no Brooklin, São Paulo, nas décadas de 40 e 50, sucedida pela Usina de Santo Amaro (USAM) da Nuclemon e Indústrias Nucleares do Brasil (INB), que deixou um rastro de mortos, desaparecidos e doentes.
São eles as cobaias da radiação. Tania conta como a indústria da morte foi criada, como se estabeleceu e fechou, após denúncia que fez em 1990, publicada nos Jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, que resultou em processo movido pela fiscal do Trabalho, Fernanda Giannasi e o Sindicato dos Químicos.
Depoimentos emocionantes de algumas das vítimas e familiares dos operários mortos dão a dimensão do sofrimento e de quanto eles foram enganados pelos empregadores, durante décadas. Foram quatro anos de pesquisas e entrevistas, até a finalização da obra.
Um dos lançamentos ocorreu em julho deste ano durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). No ano passado, Cobaias da Radiação foi lançado no Rio de Janeiro, na Câmara Municipal São Paulo, Niterói, Angra dos Reis, Caldas (MG), Festa Literária de Santa Maria Madalena; este ano, na Festa Literária de Queimados, na Baixada Fluminense.
A cerimônia de premiação será no dia 9 de dezembro, na Sociedade Nacional de Agricultura, Rua General Justo, 171, Centro, Rio de Janeiro, às 14 h.
TRAJETÓRIA
Desde 2018, Tania faz jornalismo independente em seu Blog: https://taniamalheiros-jornalista.blogspot.com. Ela trabalhou nos jornais O Fluminense, O Globo, Folha de S. Paulo, Agência Estado (AE), O Estado de S. Paulo, entre outros.
Pelo Jornal do Brasil ganhou o Prêmio Esso (categoria Reportagem Científica, Tecnológica e Ecológica, em 1997).
Autora de outros três livros, “Brasil a Bomba Oculta – O programa Nuclear Brasileiro” (1993/Gryphus), “Histórias Secretas do Brasil Nuclear” (1997/WVA) e “Bomba atômica! Pra quê? Brasil e Energia Nuclear” (2018/Lacre). Parte de sua obra foi lançada pelo Instituto de Análises Estratégicas (ISA), na Alemanha.
Na década de 90, trabalhou como Gerente de Imprensa da ENS (na época, FUNENSEG) e do Governo do Estado, especialmente na Secretaria de Saúde.
Fonte: Tania Malheiros