Notícias
Delphos investe forte em novas tecnologias e na IA Generativa
Tecnologia - 15/12/2025
O uso da IA Generativa vem tomando conta do mercado segurador de uma forma ampla, seja para criar ou modernizar produtos competitivos, seja para fidelizar os clientes, seja, ainda, para amplificar ganhos e resultados. A afirmação é da presidente da Delphos, Elisabete Prado. Segundo ela, a Delphos faz parte dessa cadeia de transformação e tem investido de forma estruturada em iniciativas que utilizam IA para “aumentar a eficiência, melhorar a experiência ou atender às expectativas dos contratantes e fortalecer o relacionamento proativo”.
Ela acrescenta que a empresa está avançando na automação de processos, na análise inteligente de dados e no suporte às áreas técnicas, sempre com foco em rapidez, precisão e valor agregado.
Além disso, a Delphos vem atualizando aplicações que apoiam os clientes em análise de riscos e tomada de decisão.
Exemplo disso é o “ÁpiDelphos”, que vem ganhando espaço no segmento habitacional para análises de Declaração Pessoal de Saúde e Laudos de Avaliação de Imóveis. “Com o auxílio da IA Generativa, nossas soluções se alinham com as estratégias das seguradoras, e, assim, tendem a se consolidar como um importante diferencial competitivo para a Delphos, tanto na retenção quanto na expansão da base de clientes”, acentua Elisabete Prado.
A presidente da Delphos pontua ainda que o ano de 2025 foi bastante desafiador, principalmente na área de Tecnologia da Informação.
Isso porque foi preciso conviver com as constantes evoluções decorrentes de novas exigências regulatórias, a pressão por modernização e a aceleração digital no setor segurador, que demandaram respostas rápidas e coordenadas entre as áreas.
Ainda assim, foi possível registrar avanços relevantes. “Consolidamos melhorias tecnológicas essenciais, aprimoramos a eficiência operacional, fortalecemos nossa governança e ampliamos a interlocução estratégica com clientes. Esses movimentos permitiram manter a qualidade dos serviços e sustentar nossa competitividade em um ambiente altamente dinâmico”, lista a executiva.
Ela frisa que 2025 também foi um ano de ajustes e fortalecimento institucional, no qual houve a necessidade de superar desafios críticos e desenvolver bases mais sólidas para a evolução dos sistemas da Delphos no próximo ciclo. “Implantamos nosso ERP em três novos clientes e, em 2026, estamos capacitados a ampliar essa frente com maior escala, estabilidade e maturidade tecnológica”, revela.
Já 2026 será um ano “de consolidação e crescimento”. Entre as prioridades, destacam-se a expansão da base de clientes do ERP aproveitando os aprendizados de 2025 para acelerar novas implementações; o aprimoramento das equipes e processos internos; os avanços em inovação e digitalização visando a melhoria da experiência do cliente; o fortalecimento das relações comerciais, junto às seguradoras, garantindo alinhamento estratégico e maior capacidade de entrega, e posicionando a Delphos para um ciclo de crescimento sustentável
Quanto ao novo marco legal – Lei 15.040/24 -, que entrou em vigor nesta quinta-feira (11), ela afirma que a norma vem sendo estudada com bastante parcimônia por parte dos executivos da empresa, uma vez que toda mudança nas regras voltadas às operações das seguradoras acaba necessariamente impactando a prestação de serviços.
O cenário reforça a necessidade de investimentos contínuos em inovação, automação e inteligência artificial. “Para a Delphos, o novo marco representa tanto um desafio quanto uma oportunidade: demandará maior eficiência, maior capacidade analítica e evolução tecnológica, mas também abrirá espaço para ampliar nosso valor agregado, fortalecer nossa posição como parceiro estratégico e oferecer soluções mais aderentes às novas dinâmicas do mercado segurador”, diz Elisabete Prado, que acredita em um impacto significativo, porém positivo, para quem estiver preparado. “E a Delphos está se organizando para capturar esses ganhos”, assegura.
Como uma empresa de prestação de serviços, a Delphos também procura pautar a sua trajetória em se antecipar aos movimentos do mercado e em ajustar rapidamente seus modelos de entrega. Para tanto, conta com uma estrutura flexível, equipes técnicas experientes e processos em constante revisão, o que a permite responder com agilidade às novas exigências regulatórias e operacionais.
Nesse contexto, os ajustes decorrentes do novo marco legal — seja na reformulação de produtos, na revisão de fluxos operacionais ou na necessidade de maior digitalização — já estão sendo acompanhados pelas áreas técnicas e de tecnologia. “Estamos preparados para adaptar nossas soluções, apoiar os clientes nessa transição e atuar de forma consultiva, garantindo aderência, eficiência e continuidade operacional. Acreditamos que a Delphos está pronta para atender às novas demandas e seguir como parceira estratégica das seguradoras em um cenário de transformação”, enfatiza.
Elisabete Prado acredita que IA, IoT e outras concepções inovadoras são um caminho sem volta. Não são baratas, como vem sendo amplamente debatido nos eventos de tecnologia e inovação, mas já se tornaram indispensáveis para a competitividade do setor.
Com o novo marco legal, é natural que os órgãos reguladores intensifiquem a fiscalização sobre o uso dessas tecnologias, especialmente no que diz respeito à segurança dos dados, à transparência dos modelos e à conformidade dos processos.
Para a Delphos, esse movimento é esperado e positivo. “Estamos preparados para atuar dentro de padrões mais rígidos de governança tecnológica, adotando boas práticas de segurança, compliance e gestão de riscos. Acreditamos que a maior regulamentação trará mais previsibilidade ao mercado, elevará o nível de maturidade digital das seguradoras e reforçará a necessidade de soluções confiáveis. Ocorrerá, sim, a intensificação da fiscalização, e ela será acompanhada de perto, garantindo que nossas entregas permaneçam aderentes e alinhadas às melhores práticas do setor”, conclui.
Fonte: VTN Comunicação

