Notícias

BNDES deve avaliar IRB até novembro

empresas - 30/05/2011

O último passo na reorganização societária promovida pelo Banco do Brasil (BB) no setor de Seguros deve ser concluído entre setembro e novembro. É o prazo estimado para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) termine a avaliação do IRB-Brasil Re. O BB, que hoje tem menos de 1% do capital da resseguradora, quer ampliar essa participação para algo entre 25% e 35% comprando parte das ações da União, que hoje detém fatia de 50%.

A criação de uma empresa para abrigar a parceria entre BB e OdontoPrev (que tem Bradesco como sócio) na área de seguro dental está em fase final, segundo Paulo Rogério Caffarelli, vice-presidente de cartões, novos negócios e varejo do BB e presidente do conselho de administração do IRB. O executivo descarta uma nova operação no setor de Saúde, após a venda de 49,9% das ações da BrasilSaúde para a SulAmérica, um ano atrás. "Não é prioridade na nossa estratégia", diz.

O objetivo do BB, em última instância, é diversificar as receitas do banco para além do crédito, a exemplo dos concorrentes Bradesco e Itaú Unibanco.

No primeiro trimestre, o resultado das operações de Seguros, Previdência e Capitalização totalizou R$ 369,7 milhões, equivalente a uma participação de 12,6% no lucro do banco. Essa fatia já foi maior - 14,5% no primeiro trimestre de 2010.

Caffarelli justifica a queda pelo aumento do lucro recorrente do banco no período, de 42,2%, que acabou diluindo a participação das receitas de Seguros. A meta que o BB busca atingir é de uma participação de 16,8% de seguridade no resultado do conglomerado até o fim de 2011 e de 24% em 2013.


Fonte: Valor Econômico