Notícias

Dpvat: Líder divulgará dados de indenizações pagas por trimestre

informação - 13/06/2011

A Seguradora Líder DPVAT passará a divulgar boletins estatísticos trimestrais, com dados sobre indenizações pagas e perfil das vítimas de acidente de trânsito. A iniciativa favorecerá estudos destinados à prevenção de acidentes ou que tratem de educação no trânsito. O primeiro boletim será feito na 5ª Conseguro, realizada em Brasília. Os dados também estarão disponíveis no site www.seguradoralider.com.br. De janeiro a março de 2011, o Seguro DPVAT pagou 76.515 indenizações a vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil.

Desse total, foram pagas 13.680 indenizações por morte, 47.533 indenizações por invalidez permanente e 15.302 reembolsos de despesas médico-hospitalares. A maior incidência de indenizações pagas foi para vítimas do sexo masculino (76%) na faixa etária entre 15 e 34 anos (43%). Dos acidentes com motocicletas, os motoristas de 15 a 24 anos, foram a maioria de vítimas fatais. Os períodos do dia em que mais ocorreram acidentes foram o da manhã e o anoitecer.

No primeiro trimestre, as principais vítimas fatais que receberam indenização em acidentes envolvendo automóveis, ônibus e micro-ônibus e caminhões foram pedestres de idade acima de 45 anos. A Região Sudeste registrou uma maior quantidade de indenizações por morte no país: 38%. O Estado de São Paulo teve maior incidência (19%), seguido por Minas Gerais (11%), Rio de Janeiro (6%) e Espírito Santo (2%).

“O Centro de Estatísticas irá produzir e distribuir estatísticas selecionadas para toda a sociedade, o que vem a somar com as ações de educação e prevenção de acidentes, desenvolvidas pela Seguradora Líder DPVAT. Com mais informação, esperamos ajudar na luta contra os altos índices de violência no trânsito,” afirma o diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, Ricardo Xavier.

Fonte: Viver Seguro