Notícias

Apenas 34,1% dos corretores em atividade são mulheres

corretores - 16/06/2011

O número de mulheres trabalhando como corretoras de seguros não vem crescendo no ritmo que era esperado. Segundo dados da Fenacor, estão em plena atividade, hoje, 15.141 corretoras do sexo feminino, o que representa algo em torno de 34,1% do total de profissionais que atuam no mercado brasileiro. Esse é praticamente o mesmo percentual apurado há cinco anos.

Outro dado curioso apontado pelo bando de dados da Fenacor é que há um equilíbrio entre as mulheres corretoras que operam em todos os ramos (50,8%) e nos segmentos vida e previdência complementar (49,2%).

Já entre os homens, a diferença é bem maior: apenas 23,8% atuam somente nos ramos vida e previdência complementar, enquanto 76,2% estão aptos a operar em todos os ramos.

Além disso, são raros os estados onde é maior o número de mulheres entre os corretores. Do total de 27 unidades da federação, em apenas quatro (amazonas, Amapá, Maranhão e Tocantins) há mais profissionais do sexo feminino do que masculino.

Em meados da década passada, muitos especialistas acreditavam que em poucos anos, haveria mais mulheres do que homens trabalhando como corretores.

Fonte: cqcs