Notícias

Pesquisa aponta descontentamento com planos de saúde

saúde - 22/06/2011

Um dia depois da ANS impor às operadoras de planos de saúde prazos máximos de atendimento, o Conselho Federal de Medicina (CFM) soltou, ontem, pesquisa, encomendada à Datafolha, mostrando que a 60% dos usuários enfrentaram algum problema no serviço ofertado no último ano. Aponta ainda que a demora em conseguir atendimento em pronto-socorro, laboratório ou clínica é a queixa mais comum, manifestada por 26% dos entrevistados.

A pouca opção de profissionais, hospitais e laboratórios credenciados vem em segundo lugar (21%) no rol de reclamações. E mais: 14% dos entrevistados disseram que recorreram ao SUS por negativa ou restrição de cobertura do plano de saúde.

A mesma pesquisa indica ainda que 76% dos entrevistados afirmaram estar satisfeitos com os serviços. Vice-presidente do CFM, Aloísio Tibiriçá, comenta que a satisfação dos usuários ocorre depois de terem sido atendidos pelos médicos. “Isso é depois que é atendido. O problema é chegar no médico, é o acesso”, explica.

Segundo a pesquisa, 45 milhões de brasileiros possuem plano de saúde. A procura pelos serviços da rede credenciada das operadoras é de sete vezes ao ano, em média, por cada pessoa. Consulta médica e exame de diagnóstico são os serviços mais procurados.

Fonte: seguros.inf.br